Pastorais

  • PÁROCO:Padre Arivaldo Aragão Vitória

Pe. Arivaldo Aragão Vitória (Pe. Ary), nasceu em 03 de Julho de 1973 em Ipirá-BA, segundo de 5 filhos. Com 6 anos sua família se transferiu para Feira de Santana, morando no bairro do Tomba onde fez todo o caminho de vida cristã. Em 1991 fez experiência com Frades Menores Capuchinhos. Em 1993 entrou no Seminário da então Diocese de Feira de Santana em Salvador. Em 1996 foi fazer a teologia em Roma. Foi Ordenado Diácono em Roma no dia 25 de Abril de 1999, e Presbítero em Feira de Santana, na Catedral de Sant’Ana, no dia 08 de Janeiro do Ano Santo de 2000. Foi Vigário Paroquial em Conceição do Coité, Vice-Reitor do Seminário Propedêutico Arquidiocesano, Coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, Administrador Paroquial de Tanquinho e Candeal, Vigário da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Litúrgica e Pároco da Paróquia de Amélia Rodrigues. Em Agosto de 2009 foi enviado a Roma para fazer o Mestrado em Sagrada Liturgia, pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo onde concluiu seus estudos em 2012. Retornando a Arquidiocese foi designado Professor de Liturgia e Sacramentos na Faculdade Católica de Feira de Santana, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Liturgia, assumiu o Programa Oficial da Arquidiocese, Abrindo Caminhos , na Radio Sociedade de Feira de Santana e São Gonçalo e no dia 14 de Julho de 2013 assumiu, como Pároco, a Paróquia do Bem-Aventurado João Paulo II.

  • Membros: Coordenação Geral das Comunidades:
    São José – Railsa
    São Judas Tadeu – Solange
    Santa Quitéria – Solange
    Santa Rita – Jane
    São Brás – Maria Bernadete
    Mãe Rainha – Neide
    Coordenação Paroquial de Pastorais e Grupos:
    Pastoral da Acolhida – Neryvan e Irani
    Pastoral da Catequese – Clara Maria
    Pastoral dos Coroinhas – Lenilda
    Pastoral das Crianças – Eliete e Luiza
    Pastoral do Dízimo – Dario
    Legião de Maria – Lúcia
    Pastoral da Liturgia – Iaci e Miriam
    Pastoral da Pessoa idosa – Regina
  • CONSELHO PAROQUIAL ECONÔMICO:Membros:
    Edgar – comunidade João Paulo II
    Julival – comunidade São José
    Solange – comunidade São Judas Tadeu
    Solange – comunidade Santa Quitéria
    Jane – comunidade Santa Rita
    Lenilda – comunidade São Brás
  • PASTORAL DA ACOLHIDA:Até o ano de 2010 o grupo da Acolhida estava presente, apenas nas comunidades do São José, São Brás, Santa Rita e João Paulo, todavia a partir da primeira CPP (Conselho Pastoral Paroquial), formou-se a Pastoral da Acolhida da Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II. Esta pastoral é composta por 42 membros e se reúnem uma vez ao mês, em suas comunidades. As pessoas interessadas em participas desta pastoral devem entrar em contato com coordenadores das comunidades, para que se integralizem ao serviço da referida pastoral. Esta pastoral tem como coordenador Neryvan da Silve e vice Irani Barreto.
  • PASTORAL DO BATISMO:Pastoral do Batismo da comunidade João Paulo II, fundada no dia 18 de outubro de 2000 a pedido do Pe. João Pilote. Para nortear os cursos de preparação para o sacramento eles usam um livro escrito pelo Professor João Campos e a Professora Anaci Paim, no qual aborda os temas mais necessários como, escolha de padrinhos, batismo de Jesus e batismo de João Batista, entre outros.
    Para ser um membro dessa pastoral é necessário o desejo de servir a Deus através dos serviços da sua igreja. Participar de um curso como ouvinte com o intuito de familiarizar e conhecer a pastoral com mais detalhe. As reuniões dessa pastoral acontecem na terceira terça-feira de cada mês, ou seja, na semana que antecede o curso. O coordenador Paroquial desta pastoral é o senhor Raimundo Bezerra.
  • PASTORAL DA CATEQUESE:A catequese a partir da implantação da paróquia teve momentos especiais, onde tivemos uma participação ativa nas formações que aconteceram 02 vezes a nível paroquial, e 02 a nível arquidiocesano e de forania que foi o ultimo encontrão e contou com a maioria dos catequistas da Paróquia João Paulo II por pertencer a esta forania 02 que abrange a nossa paróquia.
    Atualmente a paróquia conta com 70 catequistas e em média 350 catequizados distribuídos nas comunidades de São Brás, São Judas Tadeu, Santa Quitéria, Santa Rita, São José, e João Paulo II, sede da paróquia. Como vê a paróquia esta precisando de operários por isso desde já aquele que se sentir convocado por Jesus Cristo, para anunciar o seu reino, como: A Boa Notícia da verdade, da liberdade, do amor, e da justiça que dá sentido a vida. Se você tem esse ideal sinta-se desde já acolhido (a) para apresentar Jesus às crianças e adultos, das comunidades citadas, e se realmente deseja participar desta pastoral, é só entrar em contato com o coordenador de catequese da sua comunidade ou com nosso pároco que tem cuidado com muito zelo de cada pastoral e ainda tem a mim que sou coordenadora paroquial e terei o maior prazer em receber mais um em nosso meio para continuarmos nossa missão. A coordenadora paroquial desta pastoral é a Clara Maria Reis.
  • PASTORAL DOS COROINHAS:A Pastoral dos coroinhas da Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II é composto por 59 crianças, de ambos os sexos. Eles se reúnem uma vez por semana e para participar devem ter recebido os sacramentos do batismo e da eucaristia. A coordenadora paroquial, desta pastoral, é Lenilda.
  • PASTORAL DA CRIANÇA:A Pastoral da Criança da Paróquia Bem-Aventura João Paulo II conta com nove grupos distribuídos pelas comunidades. São 211 famílias cadastradas e 256 crianças atendidas, mas 13 gestantes. É uma pastoral composta por 22 líderes e mais 22 líderes de apoio.
    Para se manter, a Pastoral da Criança conta com a contribuição mensal da central e mais a doação via Coelba, em que as pessoas podem adicionas ao valor de sua conta de energia o valor do repasse. Outra maneira de conseguir dinheiro é através da arrecadação de notas fiscais, que são repassadas para o programa minha nota é um show. Para fazer parte desta pastoral é só procurar um líder e começar a participar das reuniões e celebrações da vida. Em sua coordenação paroquial estão Eliete Anunciação e Maria Luiza Machado.
  • PASTORAL DO DÍZIMO:A pastoral do dízimo é sempre atuante realizando campanha de incentivo ao dízimo, esclarecendo aos fiéis a dimensão do dízimo e mostrando a importância de ser um dizimista fiel a igreja, ela também faz orações nas casas, quando solicitada. As reuniões, desta pastoral, ocorrem uma vez ao mês, sem data concreta e possui, média, 50 membros. Para participar é só ter boa vontade, querer servir a igreja, fazer sua inscrição com coordenador e serás bem acolhido. O coordenador paroquial da Pastoral do Dízimo é Dario Lima.
  • PASTORAL FAMILIAR:A Pastoral Familiar na Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II ainda esta em processo de implantação, após um amadurecimento da proposta feita pelo pároco Pe. Gerson Pereira de Figueiredo, através dos casais Edvaldo e Tereza Cristina, Antônio Jorge e Heloã, Veres e Verena, foi enviada uma carta ao Arcebispo Metropolitano D. Itamar Vian, solicitando a autorização para a implantação da Pastoral na Paróquia. A resposta ao pedido nos foi concedida no dia 09/08/12 assinada pelo Arcebispo.
    Foi organizada através desses casais uma reunião Explicativa da Pastoral no dia 18/07, conduzida pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar onde contamos com a presença de 23 casais. Após esta reunião, os três casais organizaram o Tríduo da Família na Paróquia, onde foi meditado o tema A Família, O Trabalho e A Festa, tendo participação de palestrantes como Prof. João Campos, Paulo Amâncio e Pe. Pedro Júnior.
    Tendo consciência que a Família Cristã de fato, é a primeira comunidade chamada a enunciar o Evangelho à pessoa humana, é que estão sendo programadas as futuras reuniões, que darão continuidade ao Processo de Implantação da Pastoral Familiar na nossa Paróquia.
  • PASTORAL DA JUVENTUDE:A Pastoral da Juventude na paróquia João Paulo II, neste um ano de Vida e Missão, cresceu bastante. Antes esses jovens viviam em grupos isolados, em suas comunidades, sem integração com a paróquia e ainda havia comunidades sem a mesma e com movimentações juvenis esta pastoral foi crescendo, a cada dia.
    Logo após um Encontrão da Juventude, realizado na comunidade São Brás, no dia 25 de março, a juventude não parou mais. Este encontro serviu para nos dá um ânimo, um gás, que faltava nos corações jovens de nossa paróquia, pois a juventude descobriu que existia apoio da paróquia para com a mesma.
    Sucessivo o Encontrão, iniciou-se um ciclo de formações para as lideranças jovens das comunidades, em três encontros, para que os líderes da Pastoral da Juventude ficassem, ainda mais, fortalecidos e com uma dinâmica, própria da PJ e iniciasse uma cooperação da juventude paroquial com a juventude arquidiocesana.
    Tivemos também dois eventos que teve a união, animação, alegria e descontração de quase toda a dimensão paroquial, no que se trata de Pastoral de Juventude, a Pjototeca, com o tema Juventude pela Vida, onde neste evento teve a integração de inúmeros jovens, que dançaram ao som de músicas denominadas “Eletro Cristo”. A Gincana João Paulo II, realizada na comunidade São José, foi um momento de grande descontração e alegria para os jovens.
    Não podemos deixar de lembrar que, os jovens são “Santos de Calça Jeans”, pois a juventude também reza. Houve Oração ao Ar Livre, onde de uma maneira oriental de rezar, cada jovem em sua tenta, adora o Cristo vivo, no Santíssimo Sacramento.
    Para participar da Pastoral da Juventude é fácil, basta ir às reuniões que ocorrem aos sábados, a cada quinze dias, pela tarde, na comunidade João Paulo II, aos sábados, à noite, na comunidade São Brás e aos domingos, à noite, na comunidade São José.
  • PASTORAL DA LITURGIA:A liturgia em que a obra da nossa redenção se realiza, especialmente pelo divino sacrifício da Eucaristia, contribui decisivamente para que os fiéis expressem em sua vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a natureza genuína da verdadeira Igreja. Ela é ao mesmo tempo, humana e divina, visível, mas dotada de bens invisíveis, presente ao mundo, mas peregrina, de tal forma que o que nela é humano está subordinado ao que é divino, o visível ao invisível, a ação à contemplação e o presente à futura comunhão que todos buscamos.
    Dia após dias, a liturgia vai nos transformando interiormente em templos santos do Senhor e morada espiritual de Deus, até a plenitude de Cristo.
    Para realizar tal obra, Cristo está sempre presente a sua Igreja, especialmente nas ações litúrgica.
    A Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis participem das celebrações de maneira consciente e ativa.
    Na liturgia, Deus fala a seu povo e Cristo anuncia o Evangelho. O povo responde com cânticos e oração. Possui 137 membros atuantes em toda extensão paroquial, ultimamente as reuniões são uma vez por mês, com formações; parta participar é só ter boa vontade e querer aprender sobre as normas da liturgia da igreja. A coordenação desta pastoral está nas mãos de Iaci dos Santos e Miriam Malta.
  • PASTORAL DOS MINÍSTROS DE EUCARÍSTIA:No ano de 2011, o Pe. Gerson convidou cerca de 40 pessoas a fim de participarem de um curso de formação para se tronarem Ministros Extraordinários da Eucaristia, quem deu este curso foi o ex-seminarista Márcio de Oliveira, que durante três meses os preparou. Em outubro de 2011, ocorreu a investitura de 31 ministros, na Igreja do Bem-Aventurado João Paulo II, celebrada por Dom Itamar Vian.
    Em 2012, aconteceram três missões, nas comunidades de São Judas Tadeu, São José e João Paulo II, em que em grupos, os ministros iam de casa em casa visitando famílias, levando a palavra do Senhor, de uma maneira alegre e confortante. Além dessas missões, semanalmente, eles visitam casas de pessoas, que por motivo de doença, não podem ir à igreja, eles levam a eucaristia e rezam por eles. O coordenador, a nível paroquial é o senhor Benedito Gonçalves e o seu vice é Jonathan Barbosa.
  • PASTORAL DA PESSOA IDOSA:A Pastoral da Pessoa Idosa, implantada no dia 14 de outubro de 2012, havendo, antes desta implantação, capacitações durante três meses, sendo mediadas por Pe. Gerson, Irmã Eliete e a Srª Ligia. É composta por 16 líderes e dentre eles foi escolhido à coordenadora paroquial é a Regina. A principal função desta pastoral é promover o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando a longevidade digna.
  • GRUPO DA LEGIÃO DE MARIA:Em Maio de 1999, na paróquia Nossa Senhora das Graças, fundou-se a Cúria Rosa Mística, com nove praezidiuns, sendo quarto na Cidade Nova, um no Parque Sabiá, dois na Mangabeira, um no Conjunto João Paulo II e um no Campo Limpo.
    Hoje, com o desmembramento das paróquias Nossa Senhora das Graças e Bem-Aventurado João Paulo II, foi fundada a Cúria Arca da Aliança, no dia 09 de setembro de 2012, na Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II, com quatro praezidiuns, dois na mangabeira, um na Mantiba e um no Conjunto João Paulo II. Possui um total de 80 legionárias querendo na graça de Deus e de Maria fundar mais praezidiuns, nos outras comunidades do Papagaio, Santa Rita e Santa Quitéria.
    A reunião deste grupo acontece todas as quartas-feiras, às 16h, no Conjunto João Paulo II e a Cúria se reúnem toda segunda e terça, de cada mês, no salão paroquial, às 15h.
    O recrutamento é feito por convites, a participação de três meses de treinamento para depois oficializar como verdadeiros soldados de Maria. A Cúria e o praezidium são compostos por quatro membros oficiais que são o presidente: Lúcia Maria Rocha, vice-presidente: Ana Simplicia, a secretária: Maria das Graças e a tesoureira: Marinalva. O praezidium tem dezessete legionárias ativas, dez auxiliares e cinco afastados.
    A Legião de Maria tem como finalidade a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação, sob a direção das autoridades eclesiásticas, na obra de Maria e da igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do reino de Cristo.
  • GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS:O grupo tem dois anos de caminhada e só tem na comunidade de São Brás. Durante este período tem realizado orações tanto na igreja quanto nas casas, este ao ser feito pedido ou observada à necessidade. Também há participação na Liturgia e eventos promovidos pela comunidade. As reuniões ocorrem às terças-feiras na capela de São Brás, às 19h30min, para participar é só comparecer as reuniões no grupo que tem como coordenador Ciro Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *